quinta-feira, 28 de julho de 2011

Metodologia da Pesquisa - Conceitos

Considerações Gerais sobre Tópicos em Pesquisa


O que é pesquisa?

Pesquisa é um conjunto de ações ou propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos.

Pesquisa também é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar idéias ou hipóteses.

Pesquisa é ainda um conjunto de ações para a solução de um questionamento, um problema, uma inquietação, uma curiosidade. Ela necessariamente deverá seguir um “método”, o qual segue procedimentos sistemáticos. Ou seja, a pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.


O que é uma resenha?

A resenha é um texto crítico sobre um produto acadêmico e cultural, que pode ser um livro, um filme, uma peça de como qualquer modalidade de discurso descritivo.

A resenha nunca pode ser completa e exaustiva, já que são infinitas as propriedades de um dado texto ou assunto. Logo, sua marca é a concisão ou brevidade.

A resenha é um gênero textual em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o, criticando-o e enumerando as conclusões.


O que é uma sinopse?

A sinopse é um texto breve descritivo (conciso) sobre um evento, filme, peça, texto ou mesmo um produto (que tenha sido detalhadamente descrito), claramente redigido e dirigido aos consumidores e leitores não-especialistas.

É uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (NBR 6028:2003).


O que é resumo?

Um resumo é uma apresentação dos principais pontos ou idéias de um assunto, tema ou tópico. Ato ou efeito de resumir, de forma simples, não há necessariamente uma análise crítica.

Um resumo acaba por ser uma exposição curta, breve, de uma sucessão de acontecimentos, das características gerais de algo, etc.

Em linhas gerais, costuma-se dizer que há três tipos usuais de resumo: o resumo indicativo (simples – só tópicos), o resumo informativo (descrição breve dos tópicos) e o resumo crítico (chamado de resenha).

Fonte: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1991.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia da Pesquisa Científica. Editora Cortez, 2000.
IMAGEM: http://pesquisaremunerada.net/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...