quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Erasmo de Rotterdam

Erasmo de Rotterdam foi no começo do século XVI, um dos maiores críticos do dogma católico romano e da imoralidade do clero. Na sua obra prima (dedicada a Thomas Morus), ‘O Elogio da Loucura’ (1509), defendia a tolerância e a liberdade de pensamento e denunciava as ações da Igreja, criticando o papa e os padres, como contrários ao Evangelho. Também fez duras críticas à Escolástica e aos valores da Antiguidade Clássica. Seus livros em latim, grego, holandês, inglês, francês e italiano atraíam leitores por toda a Europa.


Como viveu em um momento de grande tensão religiosa (Reforma Protestante), foi procurado por ambos os lados (católicos e protestantes), mas não se posicionou a favor de nenhum deles. Como resultado, Erasmo viu-se em conflito com ambas as grandes facções religiosas. Perseguido por suas ideias, o pensador procurou refúgio na Basiléia suíça, onde estava rodeado de amigos e pôde expressar-se livremente.

Como era grande conhecedor do grego (era professor de Língua Grega na Universidade de Oxford, na Inglaterra), ele realizou uma primorosa tradução do Novo Testamento do grego (língua original) para o latim.

Erasmo teve a melhor educação possível em seu tempo (no meio religioso). Chegou a ser admitido como monge aos 25 anos, mas não entrou para o sacerdócio. Estudou na Universidade de Paris (Sorbonne), que começava a receber a influência da cultura clássica renascentista vinda das cidades-Estado italianas, onde esteve entre 1506 e 1509.

Tentando impedir a divisão da cristandade, em vão decide apoiar a Igreja Católica e atacar Lutero na obra “Sobre o Livre-Arbítrio” em 1524. Mas a Reforma já ganhava cada vez mais novos adeptos e ele não obtém sucesso.


Era, em seu tempo, considerado um dos homens mais cultos e influentes da Europa.

Durante a sua vida, as autoridades da Igreja católica nunca o chamaram a justificar as suas opiniões. Após a sua morte, porém, a Igreja católica romana colocou seus escritos no Index librorum prohibitorum, uma lista de livros proibidos pela Igreja.


2 comentários:

Anônimo disse...

I just lіκe the νaluаble informatіοn уou proviԁe in your artісlеs.
I'll bookmark your blog and take a look at again here regularly. I'm someωhat
sure I'll be informed lots of new stuff right here! Best of luck for the next!
Here is my web blog - Chemietoilette

Anônimo disse...

Ιt's going to be end of mine day, but before finish I am reading this great post to increase my knowledge.

Have a look at my website: www.livebookmarking.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...