terça-feira, 23 de agosto de 2011

François Rabelais

François Rabelais, além de escritor, foi também sacerdote franciscano e humanista. Autor da obra prima cômica “Gargântua e Pantagruel”, nela explora lendas populares, farsas, romances, bem como obras clássicas. Em suas narrativas faz grande uso da filosofia, teologia, imaginação, criatividade e comédia.


Suas obras foram condenadas pela Sorbonne e pela Igreja Católica. Para ele tudo era motivo de riso e divertimento. O escatologismo (profecias e narrações sobre o tempo do ‘fim do mundo’) é usado para condenação humorística. Curiosamente recebeu a proteção de um cardeal, o padre J. Du Bellay e pôde concluir suas obras (e ter uma vida relativamente) tranquila.

O aspecto mais interessante de seus escritos é sua crítica à escolástica e ao sistema de educação de seus dias. Com isso, ele é considerado o primeiro crítico da educação tradicional.

Curiosidade


Université François Rabelais - Tours - França
  Estudei na Universidade que homenageou Rabelais com seu nome (Université François Rabelais). Rabelais nasceu numa cidadezinha bem pertinho de Tours, chamada Chinon. Lá há uma estátua em homenagem a ele.

Na Universidade (em Tours) há um centro de pesquisa dedicado à obra dele. É uma grande Universidade na região francesa dos castelos (Vale do rio Loire (pronuncia-se 'luar'). Essa Universidade fica na charmosa cidade de Tours (cerca de 170 kms ao sul de Paris), bem no coração da França.

Fonte da Imagem da Estátua: http://baguette.over-blog.net
Fonte da Imagem da Universidade: http://www.flickr.com/photos/24271543@N03/4026718664/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...