terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ganhos com a Aprendizagem Cooperativa

Aprendizagem Cooperativa x Ensino Tradicional



Frank Viana Carvalho

Vários ganhos são percebidos se comparamos este modelo com o ensino tradicional ou ainda outros modelos de ensino:

1. Auto-Estima, Interação Positiva, Habilidades Interpessoais de Relacionamento:
• Comparado com a Aprendizagem individualista e competitiva as experiências da Aprendizagem Cooperativa promovem mais habilidades interpessoais entre os alunos e atitudes mais positivas e para com os colegas.[1]
• Aumento da Auto-Estima e Interação positiva. Johnson e Johnson[2] concluíram que a Aprendizagem Cooperativa está ligada a níveis superiores de auto estima e atitudes positivas para com a escola e para com os professores.
• Ao participar: ouvir e ser ouvido, aprender e ensinar, crescer e interagir, compartilhar, ser aceito pelo grupo - o aluno se vê como participante e membro ativo da classe à qual pertence, “alguém” efetivo no processo ensino aprendizagem. É neste processo ele participa ativamente da construção do processo social da sala de aula.
• Desenvolvimento de valores e habilidades interpessoais: Cooperação, autocontrole, responsabilidade, proatividade, liderança, comunicação, generosidade, decisão e escolha, cortesia, autoconfiança, solidariedade, empatia e respeito (entre outras). A proatividade e a liderança, associadas ao desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal resultam em protagonismo social, uma poderosa ferramenta para o sucesso pessoal.
2. Melhores Resultados Acadêmicos
• A implantação da Aprendizagem Cooperativa em escolas no Brasil a partir de 1997 possibilitou uma análise da melhora do rendimento acadêmico dos alunos. A base de comparação foi estabelecida e mensurada por alguns professores. Eles estabeleceram como parâmetros seus alunos que estudavam em escolas públicas onde eles lecionavam e se transferiram para a instituição que aplicava o modelo cooperativo. Os professores relataram as seguintes consecuções[3]: ganho real- alunos Matemática: 42%; ganho real- alunos Português: 39%.
• Slavin concluiu no resumo de sua pesquisa sobre o desempenho acadêmico em Aprendizagem Cooperativa, que os métodos cooperativos que incorporam objetivos em grupos e responsabilidade individual aceleram a aprendizagem estudantil consideravelmente. “O conhecimento atual é mais do que suficiente para justificar o uso da Aprendizagem Cooperativa como uma rotina e elemento central do ensino”[4], conclui ele.
• As pesquisas e estudos feitas por Robert Slavin (1983), David e Roger Jonhson (1981), Phill Basset (1994), William Green (1996) e Spencer Kagan (1995) com centenas de alunos nos Estados Unidos mostraram um ganho real em relação ao modelo tradicional de ensino. Um dos estudos (em função da grande discriminação racial) conduziu pesquisas que abordaram diferenças entre diferentes grupos étnicos. Kagan[5] chegou aos seguintes resultados objetivos: ganho real- alunos brancos: 46%; ganho real- alunos afro-americanos: 106%.

3. Aprendizagem Ativa, participação do aluno na aquisição do próprio conhecimento, interação direta com os assuntos estudados e participação freqüente e direta nas atividades da classe.
• As propostas de trabalhos e atividades em grupo da Metodologia do Ensino Cooperativo fazem com que cada aluno tenha uma responsabilidade nas atividades de sala de aula. As oportunidades de participação são reais, freqüentes e inclusivas.
• Aluno participa ativamente da construção do próprio conhecimento. Neste processo, conduzido pelo professor, os alunos aprendem e compartilham com os colegas, aumentando as chances de acerto e buscando conjuntamente soluções para as diversas atividades propostas.


Fonte:
[1] Dean TJOSVOLD e David W. JOHNSON, Controversy within a Cooperative or a Competitive Context and Cognitive Perspective-Taking, Contemporary Educational Psichology 3 (1978), pp. 376-386; Roger T. JOHNSON e David W. JOHNSON, “The Socialization and Achievement Crisis: Are Coperatve Learning Experiences the solution?”, em L. Bicman, ed., Applied Social Psychology Annual 4 (Beverly Hills, California, Sage Publications, 1983), pp. 119-159; Roger T. JOHNSON, David W. JOHNSON e Linda SCOTT, “The Effects of Cooperative and Individualized Instruction on Students - Attitudes and Achievement”, Journal of Social Psychology 104:2 (abril 1978), pp 207-216.
[2] JOHNSON & JOHNSON, op. Cit e comentários.
[3] CARVALHO, Frank Viana. Pedagogia da Cooperação – Uma Introdução à Aprendizagem Cooperativa. Engenheiro Coelho: Imprensa Universitária ddo CEUASP, 2000. Pesquisas conduzidas em diferentes escolas de MG e SP.
[4] SLAVIN, Robert E. idem.
[5] KAGAN, Spencer. Cooperative Learning. Publisher: Resources for Teachers, Inc., USA, p. 2:8.
A IMAGEM é da autoria de Frank Viana Carvalho.

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