quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Carta ao Sr. Ministro Eliseu Padilha - de Júlia Nogueira

Caro ministro Eliseu Padilha
Em função da divulgação a seguir, também veiculada nas rádios, abordando a necessidade de atrair novos investidores...

Para Eliseu Padilha, o limite de gastos que permitirá a retomada do crescimento só não atingirá as áreas de saúde e educação.
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (19) ter a expectativa de que seja aprovado até o fim deste ano a proposta de emenda à Constituição 241, que estabelece medidas para o corte dos gastos públicos. Segundo o ministro, o governo já tem a sinalização de uma base parlamentar favorável em número suficiente para que a medida passe com folga. ”



...resolvi então escrever essa Carta Aberta.
Dirijo-lhe a palavra representando alunos e servidores docentes e administrativos de um dos Campus do Instituto Federal do Estado de São Paulo, localizado no interior do estado:
“Jamais atrair novos investidores deve estar à frente do interesse de educar verdadeiramente os jovens do país.
Criar pessoas comuns, cientes de sua identidade, importância e forte relação com a nação onde nasceram é sinônimo de valorização da educação, cultura e, consequentemente, é sinônimo do surgimento de uma nova geração de médicos, engenheiros, economistas, professores, políticos...verdadeiramente comprometidos com o bem comum.
Todos devem ter direito à uma boa educação e não apenas os poucos que possuem condições para custear seus estudos.
Quem vos fala é um exemplo de alguém que teve toda sua formação na escola pública, com exceção da universidade onde cursei Licenciatura em Educação Artística. Porém, por meio de toda minha experiência no estudo público, e por ter nascido em uma família que sempre valorizou a educação e a cultura (meu pai foi um dos grandes mestres do violão brasileiro), eu mesma, na ocasião, comecei a dar aulas de violão para os filhos dos alunos desse pai e com isso consegui pagar minha faculdade com meu próprio esforço.
É justamente esse reconhecimento de orgulho não egocêntrico que desejo criar em meus
alunos. Estimulo-os a conquistar suas próprias vitórias, jamais de forma violenta. Incentivo-os a irem em busca de suas convicções prezando ao máximo cada pessoa que encontrarem, independentemente de credo, etnia, gênero, posição econômica, etc.
Peço ao senhor que reavalie as condições dessa proposta de emenda constitucional, a PEC 241, e reconheça os grandes estragos que sua vigência pode gerar com o passar dos anos. Será tanto esse estrago que os investidores, certamente, irão desistir do Brasil. Prova dessa minha afirmação se encontra no ranking de educação recentemente publicado onde o Brasil se encontra em posição absolutamente vexaminosa:

“O Brasil é o 60º colocado entre 76 países listados no mais recente ranking de educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta quarta-feira 13 em Paris. ”



Por favor, pense nas pessoas comuns e na enorme quantidade de jovens que guardam em seu interior um enorme potencial e disposição para tornarem-se valorosos profissionais. Por favor, use seu vasto conhecimento e experiência para dialogar com outras frentes políticas e sociais visando adotar uma nova forma de fazer o Brasil voltar a crescer. Certamente, dessa maneira, a função do senhor dentro da política será louvada e um novo horizonte surgirá para todos nós, principalmente para os jovens da nação que nutrem a expectativa de amadurecimento pleno da nossa ainda tão frágil e doente democracia. Sem mais, meu agradecimento, 
professora Julia Nogueira.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...